Acções Técnicas e Táticas

Acções Técnicas 
     
     Na Esgrima, a técnica baseia-se em vários movimentos que vou descrever abaixo.

Guarda
     Como o seu nome indica, é uma posição que o atirador assume para se defender.

Componentes Críticas
  • As pernas devem estar ligeiramente flectidas, o pé da frente deve estar perpendicular ao pé de trás e dirigido para a frente. O calcanhar do pé da frente tem de estar alinhado com o calcanhar do pé de trás.
  • O tronco deve estar na vertical, o peso do corpo distribuído pelas 2 pernas, o atirador assume uma posição de equilíbrio e o ombro do lado do braço armado virando para a frente.
  • O braço armado deve estar ligeiramente flectido, com o cotovelo para dentro e afastado do tronco.
  • O braço não armado deve estar ligeiramente flectido e levantando, com o cotovelo à altura da linha dos ombros, servindo para equilibrar o atirador.
Posições de guarda.
As posições de guarda mais importantes são:
  • A guarda de sexta: defende a linha alta de fora.
  • A guarda de quarta: defende a linha alta de dentro.
  • A guarda de oitava: defende a linha baixa de fora.
  • A guarda de sétima: defende a linha baixa de dentro.
Erros mais frequentes nesta posição:
  • Flexão exagerada das pernas;
  • Falta de equilíbrio;
  • Pés cruzados;
  • Má distribuição do peso nos membros inferiores;
  • Braço muito estendido ou muito flectido.



Marcha
     A marcha consiste em avançar e recuar, com o objectivo de manter a distância do adversário, ou seja, o atirador evita que o adversário o toque e está sempre pronto para o tocar.
 
Componentes Críticas
  • Para avançar é necessário levantar em primeiro a ponta do pé da frente e de seguida a perna. Em seguida o atirador deve atacar o solo com o calcanhar e apoiar a planta do pé, ao mesmo tempo que movimenta o pé de trás para a frente.
  • Para recuar movimenta-se o pé de trás, seguido da extensão da perna e só depois se movimenta o pé da frente.
  • A distância entre os dois pés deve ser mantida, a recuar e a avançar.
Marcha
 
Erros mais frequentes neste movimento:
  • Deslocamentos oblíquos;
  • Deslocamentos arrastando os pés;
  • Diminuição da flexão das pernas durante os deslocamentos.



Afundo
     O afundo é um movimento efectuado a partir da guarda e serve para o esgrimista se aproximar rapidamente do adversário, ganhando distância.
 
Componentes Críticas
  • A perna da frente é lançada para diante, levantando a ponta do pé.
  • O braço armado é lançado para a frente.
  • O braço não armado é projectado para trás.
  • É o calcanhar que faz o primeiro contacto com o solo.
Afundo.
 Erros mais frequentes neste movimento:
  • Descair o tronco para a frente;
  • Perder o equilíbrio;
  • O joelho da frente não ficar na vertical do pé;
  • Perna de trás flectida.



Ataque por Estocada 
     O ataque por estocada é um movimento que resulta de uma pequena mistura de marcha e afundo.
 
Componentes Críticas
  • Alongar o braço armado, seguido de marcha (curta distância), de afundo (distância média) ou de marcha-afundo (longa distância).
Ataque por Estocada.

 Erros mais frequentes neste movimento:
  • Avançar as pernas e o corpo antes do braço;
  • Incompleta extensão do braço armado.


Ataque por destaque
     O objectivo do ataque por destaque é enganar o oponente. Neste movimento o esgrimista ameaça tocar uma determinada zona válida, mas passa a lâmina por baixo da lâmina da arma do adversário e toca noutra zona.

Componentes Críticas
  • Movimento helicoidal da ponta da arma
  • Passar a lâmina por baixo ou mais à frente da lâmina do adversário
Ataque por destaque.

Erros mais comuns neste movimento:
  • Movimento semicircular da ponta da arma.



Parada e Resposta
     A parada e a resposta estão inter-relacionadas. Quando o atirador efectua uma parada ganha a prioridade para tocar no oponente. De seguida deve tocá-lo, através da resposta.
 
Componentes Críticas
  • Movimento rápido com batimento na lâmina do adversário.
  • Movimento da mão de retorno à sua posição correcta.
  • Extensão do braço acompanhada da rotação do pulso.
  • Opõe-se a zona forte/média da lâmina à zona fraca da lâmina do adversário.
Parada
Resposta

 Erros mais frequentes neste movimento:
  • Falta de precisão no batimento;
  • Parar o ataque com a parte mais fraca da arma;
  • Realizar a parada e não efectuar a extensão do braço fazendo a rotação e elevação da mão.


Acções Tácticas 

     Nesta modalidade é necessário muita concentração, rapidez de decisão, coordenação, flexibilidade, reflexos rápidos e, o mais importante, senso de timming(agir no momento certo).
     Não existe grandes tácticas na Esgrima, mas nesta modalidade consiste em combinar uma série de movimentos para se defender, para atacar e para tocar o adversário.