Acções Técnicas
Na Esgrima, a técnica baseia-se em vários movimentos que vou descrever abaixo.
Guarda
Como o seu nome indica, é uma posição que o atirador assume para se defender.
Componentes Críticas
- As pernas devem estar ligeiramente flectidas, o pé da frente deve estar perpendicular ao pé de trás e dirigido para a frente. O calcanhar do pé da frente tem de estar alinhado com o calcanhar do pé de trás.
- O tronco deve estar na vertical, o peso do corpo distribuído pelas 2 pernas, o atirador assume uma posição de equilíbrio e o ombro do lado do braço armado virando para a frente.
- O braço armado deve estar ligeiramente flectido, com o cotovelo para dentro e afastado do tronco.
- O braço não armado deve estar ligeiramente flectido e levantando, com o cotovelo à altura da linha dos ombros, servindo para equilibrar o atirador.
Posições de guarda. |
As posições de guarda mais importantes são:
- A guarda de sexta: defende a linha alta de fora.
- A guarda de quarta: defende a linha alta de dentro.
- A guarda de oitava: defende a linha baixa de fora.
- A guarda de sétima: defende a linha baixa de dentro.
Erros mais frequentes nesta posição:
- Flexão exagerada das pernas;
- Falta de equilíbrio;
- Pés cruzados;
- Má distribuição do peso nos membros inferiores;
- Braço muito estendido ou muito flectido.
Marcha
A marcha consiste em avançar e recuar, com o objectivo de manter a distância do adversário, ou seja, o atirador evita que o adversário o toque e está sempre pronto para o tocar.
A marcha consiste em avançar e recuar, com o objectivo de manter a distância do adversário, ou seja, o atirador evita que o adversário o toque e está sempre pronto para o tocar.
Componentes Críticas
- Para avançar é necessário levantar em primeiro a ponta do pé da frente e de seguida a perna. Em seguida o atirador deve atacar o solo com o calcanhar e apoiar a planta do pé, ao mesmo tempo que movimenta o pé de trás para a frente.
- Para recuar movimenta-se o pé de trás, seguido da extensão da perna e só depois se movimenta o pé da frente.
- A distância entre os dois pés deve ser mantida, a recuar e a avançar.
Marcha |
Erros mais frequentes neste movimento:
- Deslocamentos oblíquos;
- Deslocamentos arrastando os pés;
- Diminuição da flexão das pernas durante os deslocamentos.
Afundo
O afundo é um movimento efectuado a partir da guarda e serve para o esgrimista se aproximar rapidamente do adversário, ganhando distância.
Componentes Críticas
- A perna da frente é lançada para diante, levantando a ponta do pé.
- O braço armado é lançado para a frente.
- O braço não armado é projectado para trás.
- É o calcanhar que faz o primeiro contacto com o solo.
Afundo. |
Erros mais frequentes neste movimento:
- Descair o tronco para a frente;
- Perder o equilíbrio;
- O joelho da frente não ficar na vertical do pé;
- Perna de trás flectida.
Ataque por Estocada
O ataque por estocada é um movimento que resulta de uma pequena mistura de marcha e afundo.
Componentes Críticas
- Alongar o braço armado, seguido de marcha (curta distância), de afundo (distância média) ou de marcha-afundo (longa distância).
Ataque por Estocada. |
Erros mais frequentes neste movimento:
- Avançar as pernas e o corpo antes do braço;
- Incompleta extensão do braço armado.
Ataque por destaque
O objectivo do ataque por destaque é enganar o oponente. Neste movimento o esgrimista ameaça tocar uma determinada zona válida, mas passa a lâmina por baixo da lâmina da arma do adversário e toca noutra zona.
Componentes Críticas
- Movimento helicoidal da ponta da arma
- Passar a lâmina por baixo ou mais à frente da lâmina do adversário
Ataque por destaque. |
Erros mais comuns neste movimento:
- Movimento semicircular da ponta da arma.
Parada e Resposta
A parada e a resposta estão inter-relacionadas. Quando o atirador efectua uma parada ganha a prioridade para tocar no oponente. De seguida deve tocá-lo, através da resposta.
Componentes Críticas
- Movimento rápido com batimento na lâmina do adversário.
- Movimento da mão de retorno à sua posição correcta.
- Extensão do braço acompanhada da rotação do pulso.
- Opõe-se a zona forte/média da lâmina à zona fraca da lâmina do adversário.
Parada |
Resposta |
Erros mais frequentes neste movimento:
- Falta de precisão no batimento;
- Parar o ataque com a parte mais fraca da arma;
- Realizar a parada e não efectuar a extensão do braço fazendo a rotação e elevação da mão.
Acções Tácticas
Nesta modalidade é necessário muita concentração, rapidez de decisão, coordenação, flexibilidade, reflexos rápidos e, o mais importante, senso de timming(agir no momento certo).
Não existe grandes tácticas na Esgrima, mas nesta modalidade consiste em combinar uma série de movimentos para se defender, para atacar e para tocar o adversário.
Não existe grandes tácticas na Esgrima, mas nesta modalidade consiste em combinar uma série de movimentos para se defender, para atacar e para tocar o adversário.