Principais Regras e Faltas

Regras Principais

     A esgrima posssui muitas regras, mas podemos tentar resumi-las em quatro regras principais.
  • O objectivo é tocar o adversário sem ser tocado.
  • As armas usadas são o florete, a espada e o sabre, feitas de material flexível e aneladas electronicamente, cada uma com as suas regras específicas.
  • A partida começa com os atiradores a uma distância de 2m e só termina quando um dos esgrimistas dá cinco toques válidos no seu oponente, ou quando passam 4 minutos.
  • Na fase eliminatória, a partida vai até aos 15 toques ou aos 9 minutos, com intervalos de 3 em 3 minutos.
  • O equipamento de cada atleta tem de ser seguro e adequado à sua idade.
  • No caso de equipas, ganha a equipa que marcar 45 pontos primeiro.
  • Para ser um bom atleta, nesta modalidade, é necessário ter abstracção, reflexos e decisão rápida.



Principais Faltas

      Numa partida de esgrima existem certos aspectos a respeitar, quando se está em jogo. Nomeadamente:
  1. Não podes cobrir a zona válida do teu gilet com o braço mão armado, ou usá-lo para agarrar ou desviar a arma do oponente.
  2. Não podes ter contacto corporal com o adversário.
  3. Todos os toques feitos em zonas não válidas anula a acção anterior.
  4. Não podes tocar no oponente quando este perde a arma ou cai no solo.
  5. Não podes voltar as costas ao adversário.
  6. Os toques em simultâneo, na modaliade de espada, não são contados.