Esgrima Electrónica

   Antigamente não existiam sensores electrónicos para marcas os pontos, ou seja, os toques que cada esgrimista executava, por isso os esgrimistas gritavam “touché!”, para dizer que tinham acertado no adversário. Também se usavam roupas brancas para facilitar a observação dos toques, já que a ponta das armas eram mergulhadas em tinta para os toques ficarem marcados. 
  A esgrima eléctrica, esgrima praticada com equipamentos electrónicos, surgiu devido à dificuldade de observar se algum toque foi dado pelos esgrimistas. 
   Estes equipamentos electrónicos facilitam a observação da partida. Também são bastante práticos, são apenas fios ligados a um enrolador, ou a um aparelho wireless, e à arma. Quando a ponta da arma toca no adversário, envia um sinal para o aparelho de sinalização, localizado entre a pista e o árbitro. 
  Com a invenção da esgrima eléctrica é necessário apenas um árbitro para observar e verificar o cumprimento de regras, já não são necessários auxiliares de árbitro. 
   A ponta da espada e do florete vem equipada com um sensor, que quando pressionado faz acender uma luz no aparelho de sinalização. 
   No florete a luz verde acende quando o toque é válido, enquanto a luz vermelha acende quando o toque é inválido. 
   Na espada, o sistema é parecido com o do florete, quando a ponta da espada toca em qualquer parte do corpo do adversário, a luz verde acende, mas se tocar na pista, acende-se a luz vermelha, porque a pista é forrada com uma malha magnética. 
   Para o sabre e para o florete, existe um equipamento especial, feito de fios de metal. Geralmente é usado um colete sem magas para o florete e um colete com mangas para o sabre e uma máscara de material inoxidável, estes equipamentos deixam fluir uma corrente eléctrica, para que seja detectado o toque.
   Antes de uma partida, os equipamentos são todos verificados, incluindo as pontas das armas, para verificar se estão operacionais.

Sistema de pontuação com fios 
    Este sistema consiste, essencialmente, em dois equipamentos: o enrolador e o fio do corpo. O fio do enrolador prende-se ao fato do esgrimista, a esse fio liga-se o fio de corpo, que por sua vez, se liga à arma. 
    Embora o fio do enrolador esteja preparado para conduzir o avanço e recuo do esgrimista, por vezes, pode limitar os movimentos do esgrimista. Uma grande desvantagem deste sistema.

Sistema de pontuação sem fio (wireless) 
     Por vezes o esgrimista fica em desvantagem no sistema de pontuação com fios, porque o fio restringe, um pouco, os movimentos dos esgrimistas. Por esta razão foi inventado o sistema de pontuação wireless. 
    O fio de corpo do esgrimista é ligado a um aparelho transmissor, leve, usado na parte de trás da cintura. Este aparelho é do tamanho de uma caixa de cigarros e transmite sinais de rádio para a caixa de marcação, onde aparecem as luzes. Parece-se com os aparelhos usados para microfones portáteis. 
    Também existe uma máscara plástica, clara e leve, com luzes na parte interior. Esta está a ser testada para o florete e para a espada. Quando um esgrimista é tocado as luzes acendem na parte interior da máscara bem como no aparelho de sinalização.